biblioteca
Noticias
Biblioteca no Esquenta viaja

Livros doados vão itinerar pelo interior do país

Postado 04/04/2012 às 18h04 Atualizado em 11/08/2015 às 18h08

Com o fim do “Esquenta!”, os livros saem do palco e vão para as ruas. A Biblioteca do Esquenta começa agora a itinerar pelo Brasil. “O projeto se chama Caminhos da Leitura, um projeto da Bilbioteca Nacional que vai percorrer o Brasil de caminhão levando os livros para quem não tem acesso a eles”, disse Regina no programa de domingo (1).

O projeto é composto por 30 feiras que vão acontecer em várias cidades do interior do Brasil, como lembrou o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, que esteve no programa ao lado de Diego Drummond, presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro.  Regina recordou que a situação da leitura no Brasil esbarra na própria presença livrarias no país. “Não há como comprar livros em 70% das cidades brasileiras”, espantou-se.

“Quando o caminhão chega, é uma festa. Tem eventos, tem uma feira, e vai ter uma sala de leitura disponibilizando os livros da Biblioteca do Esquenta”, lembrou Regina, dando tchau para os exemplares arrecadados nesta temporada do programa.

No último “Esquenta!”, entre os livros doados, estão “Minha fama de mau”, de Erasmo Carlos (presente do próprio Tremendão, um dos convidados) e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino (uma lembrancinha de Camila Pitanga para a Biblioteca).

Assista aqui à despedida da Biblioteca do Esquenta.

Foto: Divulgação