Noticias
Redes resgatam palestra de 2009

?Sempre tentei ir aonde as pessoas não iam?, disse Regina no TED

Postado 26/08/2011 às 16h08 Atualizado em 13/08/2015 às 14h08

O resumo de uma história relacionada às periferias – a de Regina Casé – foi resgatado pelos fãs da artista nas redes sociais. Em 2009, ela deu uma palestra no TED, evento mundial de novas ideias, que, naquele ano, teve uma edição em SP. O vídeo da conferência de Regina, com 16 minutos, foi relembrado por admiradores no Twitter nas últimas semanas.

“Em todas as séries que a gente produziu até hoje tentamos ir a lugares onde  as pessoas não iam. E conversávamos com personagens que, até então, pareciam invisíveis”, acrescentando que a partir dessas incursões surgiram programas e quadros como Central da periferia.

Regina conta que os projetos tiveram início após ela e sua equipe perceberem que a televisão não espelhava o que era realmente popular. E, após pesquisas, se deram conta de uma enorme indústria cultural ligada ao povo, passando longe dos olhares da mídia. Com os projetos, mapearam esse fenômeno que produzia CDs, DVDs e filmes, produzidos independentemente. Foram revelados o funk, o forró eletrônico, o kuduro, entre outros.

A artista diz ver com pesar o preconceito com que os brasileiros tratam as músicas que surgem das favelas, como o funk. Em um vídeo mostrado na palestra, a apresentadora mostra o DJ Marlboro falando que muitas vezes já foram chamados para irem à Secretaria de Segurança Pública – mas que nunca foram chamados pela Secretaria de Cultura.

“É impressionante a velocidade de difusão das produções culturais da periferia. Isso é uma indústria cultural gigantesca e poderosa que, infelizmente, é estigmatizada e ignorada pela economia e pela mídia”, afirma.

Assista ao vídeo aqui.